Programação de lançamentos e-fatura

Criação de documentos de compras automáticas associadas ao e-fatura

Atualizado a 14 de Maio de 2020 por Rita Cunha (cloudware)
Programa de lancamento efatura
O TOConline já aprende sobre os fornecedores para sugerir ao contabilista a contabilização dos documentos. Foi criado agora mais um automatismo que permite programar o sistema para o comportamento automático.

Com este mecanismo ativo no momento de importação do e-fatura a contabilidade ficará realizada, sem necessidade de intervenção manual, para todos os fornecedores que já se encontrem parametrizados com estas definições.

Conheça de seguida todas as funcionalidades disponíveis através desta ferramenta:
  • Associação automática entre os documentos importados do e-fatura e os documentos de compras existentes.
  • Criação automática dos documento de compra;
  • Criação automática dos pagamentos a fornecedores;
  •  Lançamento automático na contabilidade;
  • Parametrização por fornecedor de todas as categorias de despesas e método de pagamento.


Onde vai ser possível parametrizar as definições dos fornecedores?

1.  No menu  Empresas > Fornecedores:
2. Através do menu e-fatura, clicando no campo: Fornecedor:
De salientar que esta parametrização também é possível através da funcionalidade de lançamento em lote.


Quais os campos a parametrizar?

1. Categorias de despesas:
2. Método de pagamento e parametrização das funcionalidades que pretendem ativar:
Após esta parametrização, deixa der ser necessário a criação de documentos de compra através dos menus  "Criar e associar" e "Criar e associar todos por fornecedor". 

Qual a acção que faz desencadear este processo? 

No menu Compras > E-fatura, Atualizar  do e-fatura:
Após esta atualização, é apresentado um resumo de todas as faturas: Importadas, Atualizados, Associadas e Documentos de compra criados.

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