Como abrir exercícios em 2018 no TOConline

Actualizado a 01 de Março de 2018 por Rita Cunha (cloudware)
Post exercicios em 2018

Desde 2017 que o TOConline se encontra adaptado para responder às novas obrigações do SAF-T(PT) regulamentadas através da Portaria 302/2016 de 2 de Dezembro de 2016 e desde 06 de Fevereiro de 2018 que se encontra certificada pela AT no âmbito do SVAT.

1) Utilizadores que já trabalharam em 2017

Para os utilizadores que pretendam abrir novo exercício em 2018 aproveitando as configurações efetuadas pelo contabilista durante o exercício de 2017, devem utilizar a seguinte opção:

  - Criar novo exercício a partir do Plano SNC de uma empresa do contabilista, selecionando o exercício imediatamente anterior, isto é, para os exercício de 2018, selecionar o exercício de 2017.

Esta configuração permite copiar todas as configurações efetuadas no exercício anterior.

2) Para os novos utilizadores do módulo de contabilidade do TOConline

Para os novos utilizadores do módulo de contabilidade do TOConline, devem criar o exercício anterior através da importação de SAF-T e de seguida criar o novo exercício usando o plano sugerido pelo TOConline ou o modelo do contabilista.


Recordamos que o preenchimento dos campos relativos ao código de classificação da conta, na estrutura de dados do ficheiro a que se refere o n.º 1.º da Portaria n.º 321 -A/2007, de 26 de Março, deve ser efetuado com referência às taxonomias constantes dos Anexos II e III da Portaria 302/2016, de acordo com o referencial de classificação de contas utilizado por cada entidade:

  1. SNC Base: Referencial de Classificação S (Anexo II)
  2. SNC Pequenas Entidades: Referencial de Classificação S (Anexo II)
  3. SNC Microentidades: Referencial de Classificação M (Anexo III) 
  4. SNC ESNL - Referencial de Classificação O (sem classificação de taxonomia)

 O TOConline sugere aos contabilistas certificados a construção dos seus planos de contas com a utilização de variáveis para subdividir as contas de forma automática. Desta forma, as variáveis permitem ao software “saber” qual a natureza da conta. Este conhecimento das naturezas das contas vai permitir atribuir a taxonomia a cada conta de forma automática.

http://www.toconline.pt
Occ logo Cldware logo
© 2018 Toconline — A ferramenta que facilita a comunicação entre o Contabilista Certificado e o empresário