Importar registos contabilísticos a partir do ficheiro Excel disponibilizado pelo TOConline

Importação de lançamentos

Actualizado a 04 de Outubro de 2019 por Rita Cunha (cloudware)
Post importac ao de registos contabilisticos

Esta nova funcionalidade permite a importação de registos contabilísticos a partir do ficheiro Excel disponibilizado pelo TOConline.

Para aceder a esta funcionalidade deve aceder à opção de menu Contabilidade > submenu Configuração e clicar no botão Importação de lançamentos. Seguir os passos indicados no Assistente de Configuração, descarregando o ficheiro excel para preenchimento dos lançamentos:


Campos a ter em atenção no preenchimento do excel:

1) Campo Número de ordem do lançamento, deve ser atribuído um número único por lançamento, que deve ser repetido em todas as linhas do mesmo.

2) Campos Diário e Tipo de Documento são preenchidos por seleção, de acordo com os diários e tipos de documentos configurados na aplicação. O número de lançamento no diário é atribuído de forma automática e sequencial após a importação.

3) Campo Data de lançamento e Data de documento, data de lançamento corresponde à data em que o lançamento fica finalizado na contabilidade, data do documento corresponde à data do documento que serve de suporte para o lançamento.

4) Campo Descrição, descrição do lançamento.

5) Campo Vossa referência, campo a ser preenchido com a referência do documento.

6) Caso pretenda a identificação do cliente ou fornecedor no lançamento, deverá preencher os campos de Controlo de terceiros. Nestes casos, o terceiro deverá estar previamente criado na respetiva tabela do menu Empresa.

7) Devem ser introduzidas contas de movimento nas linhas do lançamento, devendo garantir que essas contas existem no Plano de Contas do exercício. Caso a conta de movimento não exista no plano, o lançamento será criado em Preparação, com preenchimento da conta integradora. Para apoio nesta tarefa, sugerimos a exportação para excel do plano de contas SNC do exercício.

8) Os códigos de IVA são automaticamente sugeridos, após a importação dos registos contabilísticos a partir do ficheiro Excel, pelo que, no preenchimento dos lançamentos deverá apenas ser indicada a conta de movimento de gastos ou rendimentos, sendo a(s) conta(s) de IVA dedutível e/ou liquidado acrescentadas automaticamente pela aplicação. Caso não pretenda a nossa sugestão automática deve selecionar outro código de IVA, no campo do excel Código de IVATem ainda disponível a opção de não utilizar os códigos de IVA, selecionando nesse caso, a opção "Não usar código de IVA" no campo código de IVA, de realçar que utilizando esta opção perde a automatização do pré-preenchimento da declaração de IVA


Exemplos:

1.º Lançamento da Fatura de Compra utilizando a nossa sugestão do código de IVA:

Pré-preenchimento de excel:

Lançamento na contabilidade:

2.º) Lançamento da Fatura de Compra utilizando o código de IVA do utilizador

Pré-preenchimento do excel:

Lançamento na Contabilidade:3º) Lançamento da Fatura de Compra não utilizando código de IVA:

Pré-preenchimento do Excel:Lançamento na contabilidade:Cada importação de excel corresponde a criação de novos lançamentos, sendo esta importação irreversível.


Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos, pelo e-mail suporte@toconline.pt ou pelo telefone 227 660 200.


http://www.toconline.pt
Occ logo Cldware logo
© 2019 Toconline — A ferramenta que facilita a comunicação entre o Contabilista Certificado e o empresário