Já pode abrir Exercícios de 2017 no TOConline

Actualizado a 16 de Janeiro de 2017 por Rita Cunha (cloudware)
Post exercicios 2017 2
O TOConline já se encontra adaptado para responder às novas obrigações do SAF-T(PT) regulamentadas através da Portaria 302/2016 de 2 de Dezembro de 2016.

O preenchimento dos campos relativos ao código de classificação da conta, na estrutura de dados do ficheiro a que se refere o n.º 1.º da Portaria n.º 321 -A/2007, de 26 de Março, deve ser efetuado com referência às taxonomias constantes dos Anexos II e III da Portaria 302/2016, de acordo com o referencial de classificação de contas utilizado por cada entidade:

  1. SNC Base: Referencial de Classificação S (Anexo II)
  2. SNC Pequenas Entidades: Referencial de Classificação S (Anexo II)
  3. SNC Microentidades: Referencial de Classificação M (Anexo III) 
  4. SNC ESNL - Referencial de Classificação O (sem classificação de taxonomia)

O TOConline sugere aos contabilistas certificados a construção dos seus planos de contas com a utilização de variáveis para subdividir as contas de forma automática. Desta forma, as variáveis permitem ao software “saber” qual a natureza da conta. Este conhecimento das naturezas das contas vai permitir atribuir a taxonomia a cada conta de forma automática.

Para simplificar a abertura do novo exercício e aproveitar os novos automatismos das taxonomias, e em simultâneo manter as sub-contas e as variáveis criadas pelo contabilista certificado no exercício anterior, deve utilizar uma das duas opções:
   - Criar novo exercício a partir do Plano SNC sugerido pelo TOConline;
   - Criar novo exercício a partir do modelo do contabilista, desde que este seja criado a partir do dia 16 de Janeiro de 2017;
Em ambos os casos deve definir de forma prévia o exercício principal do qual pretende copiar as configurações de sub-conta e variáveis.

Apenas nos Planos SNC ESNL, mantemos a recomendação de abertura do exercício, com base no exercício anterior.

Nos casos dos planos com aplicação de Taxonomia, desaconselhamos a abertura de exercícios através de uma empresa do contabilista ou através de um modelo criado antes de 16 de Janeiro de 2017.

Picture6


Quais os passos a efetuar:

1º) Identificar qual o exercício Principal do qual pretende copiar as variáveis criadas no exercício anterior:
Picture1

2º) A abertura do exercício deve ser efetuada através do Modelo do TOConline, ou através do Modelo do Contabilista (desde que criado após 16 de janeiro de 2017).
Os planos de contas devem ser revistos pelo contabilista de forma a garantir que as variáveis e as configurações existentes no plano do exercício anterior, estão corretamente definidas no exercício de 2017. 

3º) As configurações das Taxonomias podem ser consultadas:

A) No menu Contabilidade, Configuração, Taxonomias:
Picture2

B) Pode efetuar pesquisas, através do código da taxonomia, pela conta SNC, ou pelas variáveis das contas:
Picture3
 
C) Verificar quais as condições de aplicabilidade dos códigos das taxonomias de acordo com a Portaria 302/2016:
Picture4

D) Verifique no Plano de Contas SNC as taxonomias aplicadas a cada conta de movimento, podendo alterar o código previamente sugerido, dentro das possibilidades existentes para cada conta razão:
Picture5


http://www.toconline.pt
Occ logo Cldware logo
© 2017 Toconline — A ferramenta que facilita a comunicação entre o Contabilista Certificado e o empresário