Reconciliações bancárias já disponíveis no TOConline

Novo módulo de reconciliação dos movimentos bancários sem qualquer custo para o contabilista!

Atualizado a 14 de Maio de 2021 por Cláudio Carneiro (cloudware)
Reconciliac o es bancarias

A reconciliação dos movimentos bancários entra numa nova era.

Partindo da agregação da informação das contas bancárias no TOConline, e através de um algoritmo inovador, a conferência automática dos movimentos bancários vai alcançar uma taxa de sucesso superior a 85%.

Este mecanismo inteligente de integração e conferência de movimentos da conta bancária no TOConline vai permitir a reconciliação bancária rápida e inteligente, uma gestão de tesouraria interativa e uma melhor previsibilidade em tempo real.

Tendo como principal objetivo trazer eficiência e produtividade aos trabalhos de conferência dos movimentos dos extratos bancários contra os movimentos contabilísticos nas respetivas contas de bancos, foi adicionado um assistente para a associação e geração de recibos de clientes e pagamentos a fornecedores a partir dos movimentos dos extratos bancários importados.

Este assistente vem claramente dotar o empresário ou o gestor de uma nova ferramenta para a geração de recibos de clientes e de notas de pagamento a fornecedores, por associação automática dos registos de entradas e saídas de dinheiro no extrato bancários aos respetivos documentos emitidos / registados no TOConline, cabendo ao contabilista a verificação e reconciliação dos movimentos contra a contabilidade. Dá-se assim mais um passo no trabalho colaborativo entre empresário e contabilista!


A Posição de Reconciliação é o ponto de partida do contabilista nos trabalhos de reconciliação bancária, permite a definição dos períodos de reconciliação no Banco e na Contabilidade  e gerir e controlar a abertura e fecho dos períodos de reconciliação.




O ecrã de Reconciliações é a área de trabalho principal do módulo, permitindo a confirmação de recebimentos e pagamentos, a geração de recibos de clientes e pagamentos a fornecedores, por sugestão dos movimentos existentes no extrato bancário, e a reconciliação dos extratos com os lançamentos na contabilidade.

É nesta área que, com a importação de um extrato bancário, são geradas sugestões automáticas de r
econciliação, com associação de movimentos em bancos a recibos e pagamentos emitidos e a associação de movimentos em bancos a movimentos na contabilidade.




Naturalmente que a utilização do módulo de reconciliações bancárias está dependente da importação bem sucedida dos movimentos das contas bancárias das empresas.

Existem três formas de carregamento dos movimentos bancários para o módulo de reconciliações:

  • Carregamento de ficheiros em formato estruturado (Excel ou .csv) no formato oficial exportado do site de cada um dos bancos. De ressalvar que o TOConline está preparado para reconhecer os formatos dos principais bancos a operar em Portugal;
  • Carregamento de um modelo de ficheiro Excel disponibilizado, para onde podem ser copiados os movimentos bancários;
  •  Por ligação directa ao banco.
Este método está atualmente disponível apenas para clientes Millennium BCP, aderentes ao M Contabilidade, que permite a ligação da conta bancária ao TOConline.

Brevemente, estará disponível a possibilidade de integração de movimentos de contas bancárias domiciliadas em qualquer banco a operar em Portugal, por associação dessas contas à conta Millennium BCP, ao abrigo do estipulado na Norma Europeia PSD2.

Poderá explorar o novo módulo de Reconciliações Bancárias, acedendo à área dedicada no Centro de Ajuda TOConline.

Para qualquer dúvida, questão ou esclarecimento adicional, não hesite em contactar as linhas de apoio disponíveis: diretamente na aplicação, a partir do botão Ajuda, pelos números de telefone 217 999 700 ou 227 660 200, ou pelo email suporte@toconline.pt.

TOConline, uma equipa sempre ao seu lado!

http://www.toconline.pt
Occ logo Cldware logo
© 2021 TOConline — A ferramenta que facilita a comunicação entre o Contabilista Certificado e o empresário