Relatório para a Gestão

O relatório para a gestão representa um salto qualitativo na informação prestada pelo Contabilista Certificado ao seu cliente.

Actualizado a 14 de Junho de 2019 por Claudio Carneiro (cloudware)
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O Relatório para a Gestão é um documento que visa prestar uma exposição clara e detalhada da evolução do negócio, do desempenho e da posição da entidade, permitindo, desta forma, um salto qualitativo na informação prestada pelo Contabilista Certificado ao seu cliente.

Em traços gerais, o relatório contém:
- Análise aos principais indicadores de gestão, nomeadamente, o volume de negócios, a posição acionista, as dívidas de clientes e a fornecedores mais relevantes e a antiguidade de saldos;
- Demonstração dos Resultados e Balanço;
- Análise contabilística, com destaque para a estimativa de cálculo do IRC e a evolução dos rendimentos e dos gastos.

A informação para o relatório é obtida a partir dos módulos da gestão comercial e da gestão administrativa TOConline, pelo que é fundamental que todos os registos estejam realizados e atualizados, em especial:
- A emissão dos documentos comerciais no módulo de Vendas, ou a sua integração, por via da importação do ficheiro SAF-T de faturação, com a emissão dos respetivos recibos de clientes, espelhando contas-correntes de clientes atualizadas;
- O registo dos documentos comerciais no módulo de Compras, com a emissão das respetivas notas de pagamento a fornecedores, espelhando contas-correntes de fornecedores atualizadas;
- Os lançamentos contabilísticos relativos ao período de geração do relatório no estado Finalizado, com numerador de diário e documento atribuídos; 
- A geração da Declaração Modelo 22 no exercício a que o relatório diz respeito, com vista ao cálculo da estimativa de IRC e correspondente análise.

O Relatório de Gestão está disponível por acesso à opção de menu Contabilidade > submenu Relatórios > opção Outros Mapas e clique no botão Relatório para a Gestão.


Aberto o Assistente de Configuração, deverá selecionar as opções pretendidas para a geração do relatório.


Opção Declaração Modelo 22 (Estimativa de IRC)
Deverá selecionar a declaração Modelo 22 previamente gerada no exercício, caso pretenda o cálculo da estimativa de IRC.

Opção Exercício Fiscal Anterior (para efeitos comparativos)
Deverá selecionar o exercício anterior, caso pretenda a análise comparativa entre exercícios, em especial no que diz respeito às Demonstrações Financeiras e à evolução do Volume de Negócios, dos Gastos com Pessoal e dos Fornecimentos e Serviços Externos.

Opção Período
Deverá indicar o período a que se reporta o Relatório de Gestão. Realça-se, mais uma vez, a importância dos registos e lançamentos contabilísticos atualizados à data do relatório.

Opção Configuração do Balanço e da DR
Deverá indicar a opção pelo método de geração das Demonstrações Financeiras que pretende: a partir do Plano de Contas SNC ou a partir dos códigos de Taxonomias.


Para concluir, bastará avançar no Assistente de Configuração, de modo a que o Relatório de Gestão seja gerado.


O Relatório é disponibilizado em dois formatos - Word e Excel.

O relatório em Word está formatado para apresentação ao Empresário, sendo permitida a sua edição para qualquer alteração ou comentário adicional por parte do Contabilista Certificado.

O relatório em Excel disponibiliza toda a informação detalhada, que serviu de base para a produção do Relatório de Gestão, conferindo ao Contabilista a possibilidade de exploração e elaboração de análises adicionais ou criação de novos indicadores.


Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos, pelo e-mail suporte@toconline.pt ou pelo telefone 227 660 200.

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